Como plantar o Canapum, Joá-de-capote ou Saco-de-bode (Physalis angulata)


De ciclo rápido e rústico, pode ser plantada em qualquer época do ano e se adapta bem ao clima quente, embora tenha tolerância a ambientes frios. Mas a planta não gosta de excesso de umidade e é vulnerável a doenças fúngicas. Também é recomendada a adoção de métodos de prevenção contra pragas como broca pequena, tripes e ácaros.

RAIO X

SOLO: com muita matéria orgânica e pH entre 5,5 e 6
CLIMA: quente, mas tolera o frio
ÁREA MÍNIMA: um hectare para plantio comercial
CUSTO: R$ 225 o kit com 500 sementes, apostila e livro sobre a fruta

MÃOS À OBRA

INÍCIO
Adquira sementes para começar a produção de physalis. A fruta não é muito exigente em cuidados, mas há no mercado uma apostila com orientações técnicas de cultivo que oferece instruções para iniciantes na atividade (confira em Mais Informações).
PLANTIO 
Pode ser realizado o ano inteiro, com preparação e correções do solo a partir de uma análise inicial das condições do terreno. O solo deve contar com bastante matéria orgânica e pH entre 5,5 e 6. Antes, faça o plantio em bandejas de isopor com 128 células, copos de plástico de 300 mililitros ou saquinhos de polietileno de 13 x 13 centímetros. Coloque uma semente em cada célula, que deve contar com substrato próprio para hortaliças. A germinação sob sombreamento de 30% leva de dez a 20 dias para ocorrer.
TRANSPLANTE 
Com entre 20 e 30 centímetros de altura, transfira as mudas para o local definitivo. Plante-
-as em duplas, lado a lado, e com distância de 30 centímetros entre uma e outra. Quando atingirem cerca de 80 centímetros de altura, faça o tutoramento com técnicas semelhantes às indicadas para o tomateiro.
TUTORAMENTO 
Acomode um bambu ou outra estaca com dois metros de altura entre as plantas, fixando-as com barbante, para dar firmeza até o fim da produção. A fruteira pode chegar a 2,5 metros de altura.


Leia também
7 benefícios do Canapum (Physalis angulata) para sua saúde
Os benefícios medicinais do Canapum (Physalis angulata)
Tudo sobre o Canapum, Joá-de-capote ou Saco-de-bode (Physalis angulata)

Canapum pode ajudar na recuperação de Alzheimer e Parkinson

ESPAÇAMENTO 
São indicadas as medidas de 0,8 metro de distância entre plantas e entre 1,80 e 2 metros entre linhas.
CUIDADOS 
Em períodos de muita umidade, aplique calda bordalesa na proporção de 1% a cada 15 dias para evitar o ataque de doenças fúngicas. No caso de combate a pragas, como broca pequena, tripes e ácaros, faça pulverizações a cada oito ou dez dias, principalmente após a colheita. Os defensivos podem ser adquiridos em lojas de produtos agropecuários, com orientação de engenheiros agrônomos, e usados na dose recomendada pelo fabricante. Para a irrigação das plantas, indica-se o sistema de gotejamento.
PRODUÇÃO 
Começa entre quatro e cinco meses após o plantio e chega a durar de seis a oito meses. Cada planta produz de um a três quilos de frutos, volume que depende do trato cultural realizado durante o desenvolvimento da physalis. Em um hectare podem ser instaladas de 6 mil a 12 mil plantas.

Comentários