7 benefícios do Canapum (Physalis angulata) para sua saúde

A physalis (diz-se fisális), conhecida também como camapum, saco-de-bode, mulaca e joá, trata-se de uma pequena fruta que pode apresentar-se nas cores amarela, verde, vermelha ou laranja, e fica dentro de uma espécie de casulo composto por uma fina folha. Ela pertence à família das solanáceas, que também encontra-se a berinjela, tomate e batata.

Apesar de pequena, a physalis de fato fornece grandes benefícios para a saúde, principalmente devido a seu alto valor nutricional.

A physalis é uma boa fonte de nutrientes, minerais, vitaminas. O consumo de 140 gramas desta fruta fornece, 3,92 mg de vitamina B3, 1,4 mg de ferro, 15,4 mg de vitamina C, 0,154 mg de vitamina B1, 15,68 g de carboidrato, 56 mg de fósforo, 50 μg de vitamina A, 2,66 g de proteína, 0,056 mg de Vitamina B2, 0,98 g de gordura total e 13 mg de cálcio.

Dentre os incríveis benefícios da physalis podemos encontrar:

1 – Antioxidantes
Physalis é uma fruta amplamente utilizada para lidar com hepatite, malária, reumatismo, câncer, dermatite e asma. Em estudos, o extrato da planta foi avaliado quanto suas atividades antioxidantes. A pesquisa conclui que os extratos de physalis consistem em grandes atividades antioxidantes, que podem combater os radicais livres e evitar o surgimento de várias doenças.

2 – Proteção do fígado e dos rins
Uma pesquisa sobre a raiz de physalis encontrou efeitos protetores da mesma para o fígado e rins contra fibrose. A composição química da raiz da planta e sua presença dos antioxidantes alcaloides, anolidos e flavonoides, podem prevenir e tratar fibrose.

3 – Previne anemia
O ferro é um mineral extremamente essencial para nossa saúde. A deficiência deste mineral está diretamente ligada a vários problemas de saúde, dentre eles à anemia. A quantidade de ferro contida na physalis pode fornecer-nos um impulso de ferro durante todo o dia. O consumo diário de physalis satisfaz a necessidade diária de ferro e exerce um efeito protetor geral sobre o corpo.

4 – Alívio da dor da artrite
A niacina (vitamina B3) desempenha um papel no aumento do fluxo sanguíneo para determinadas partes do corpo, também pode ajudar a aliviar a dor da artrite, aumentando o fluxo sanguíneo para áreas dolorosas. Ela ajuda ainda a melhorar a flexibilidade articular e diminuir a dor. A physalis é uma grande fonte de niacina. Assim, incluir a physalis em sua dieta regular, certamente irá ajudá-lo a obter alívio da artrite e outras dores pelo corpo.

5 – Habilidade cognitiva melhorada
Existem vários efeitos antioxidantes da physalis, alguns dos quais são derivados da enorme quantidade de vitamina C presente nessa fruta, que ajuda a eliminar a acumulação de placas nas vias cognitivas, muitas vezes causadas por radicais livres e estresse oxidativo. O consumo da physalis tem sido indicado para evitar certos distúrbios cognitivos, como a doença de Alzheimer e demência. A physalis contém 15,4 mg de vitamina C, que é 17,11% do valor recomendado diariamente. Ela também pode aumentar a capacidade cognitiva em pessoas mais jovens, aumentando a memória, foco e habilidades de concentração.

6 – Protege o coração
A physalis é carregada com Viamina B1 (Tiamina). Esta vitamina é responsável pela produção de acetilcolina, um neurotransmissor que transmite mensagens para os músculos e nervos. Uma insuficiência de vitamina B1 resulta em uma diminuição desse neurotransmissor e provoca batimentos cardíacos irregulares. A deficiência grave desta vitamina pode causar insuficiência cardíaca congestiva.

7 – Melhora a visão
Uma melhor visão desempenha um papel importante na nossa vida. Para melhorar sua visão, você pode consumir alimentos ricos em vitamina A como a physalis ou cenouras em uma base regular. A physalis é rica em vitamina A, e é importante para melhorar a visão e evitar condições que podem se desenvolver a medida que envelhecemos.

Informações do Dicas Sobre Saúde, link

Comentários