Como plantar Canapum em vaso em casa (Physalis angulata)

Você já deve ter sentido vontade de ter um pé de Canapum na sua casa, para poder degustar dessa deliciosa fruta sempre que quiser, né?! E se eu te disser que é super fácil cultivar ela em um vaso?

Como quase todas as frutas, o Canapum tem nomes diferentes em várias regiões do Brasil. Os mais populares são: Canapum (no Ceará), Camapu, Joá-de-capote e Saco-de-bode

A Physalis angulata, nome científico do Canapum, é uma planta herbácea de hábitos perenes e reproduzida por sementes, que pode chegar aos dois metros de altura. É uma espécie nativa no nordeste do Brasil. Originária da região Amazônica e dos Andes, a physalis possui variedades cultivadas na América, Europa e Ásia.

Seu sabor incrível e seu visual único tornam esta fruta perfeita para a decoração de bolos e sobremesas. Além disso, é rica em nutrientes e existem estudos sobre seu benefício na recuperação de tratamentos para as doenças de Alzheimer e Parkinson. Se você quiser saborear essa fruta deliciosa, vou te ensinar, passo a passo, como remover as sementes da physalis e como plantar physalis em vaso.

Passo 1: Escolha sua physalis

Como plantar Canapum em vaso em casa

Para identificar quando a physalis está madura, a casca que cobre a fruta deve estar seca e ter uma cor amarela escura como a da foto acima.

Passo 2: Remover a capa

Como plantar Canapum em vaso em casa


Depois de remover a capa da physalis, você verá esta linda fruta dourada de onde iremos extrair as sementes.

Passo 3: Amasse a physalis

Como plantar Canapum em vaso em casa


Coloque a physalis em um pequeno recipiente e, usando um pilão ou uma colher de pau, amasse-a delicadamente para começar a separar as sementes da polpa.

Passo 4: Encha com água

Como plantar Canapum em vaso em casa


Encha o recipiente com água e deixe descansar por 2 horas. A polpa é um pouco mais leve do que as sementes, portanto, depois de mexer, será mais fácil coletar as sementes de physalis.

Passo 5: Drene a água

Como plantar Canapum em vaso em casa


Drene a água removendo a polpa da physalis. Em seguida, seque as sementes de physalis em um papel toalha ou pano fino.

Passo 6: Como plantar sementes de physalis

Como plantar Canapum em vaso em casa


As sementes devem ser plantadas em solo úmido. Portanto, antes de plantar as sementes de physalis, certifique-se de que o solo dentro do vaso está realmente úmido. Em seguida, coloque as sementes no vaso e cubra-as com uma camada bem fina de terra. As sementes precisam receber luz solar para começar a crescer.

Passo 7: Fazer muda de physalis

Como plantar Canapum em vaso em casa

Para preservar a umidade, cubra o vaso com um saco plástico, criando um efeito estufa. Devem aparecer brotos de physalis em duas semanas, no entanto, você deve verificar todos os dias porque, assim que houver brotos, você precisará descobri-los e continuar a cultivar as mudas de physalis até que estejam fortes o suficiente para serem transplantadas para o solo.

Comentários